Acessibilidade:

São José do Divino

Primeira Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é realizada em São José do Divino

Aconteceu nesta terça-feira, 24 de junho de 2025, a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de São José do Divino, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI). O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação e teve como tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por Equidade, Direitos e Participação”.

A conferência teve como objetivo a construção coletiva de propostas e estratégias voltadas à garantia dos direitos e à ampliação da participação social da pessoa idosa no município.

A programação iniciou-se às 7h30 com o credenciamento e acolhimento dos participantes, seguido da abertura oficial às 8h15, com falas das autoridades locais. Em seguida, houve uma apresentação cultural do grupo de idosos “Os Guardiões da Sabedoria”, vinculado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da sede.

Às 9h15 foi realizada a leitura do Regimento da Conferência, momento que antecedeu o lanche coletivo. Às 10h, os participantes acompanharam a Conferência Magna sobre o tema central, conduzida pela assistente social Márcia Regina Galvão de Almeida, doutoranda em Políticas Públicas (PPGPP/UFPI), que trouxe reflexões relevantes sobre o envelhecimento, equidade e participação nos espaços democráticos.

Na sequência, foram apresentados os cinco eixos temáticos que nortearam os debates e os trabalhos em grupo durante o evento:

  • Eixo 1: Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
  • Eixo 2: Fortalecimento de políticas para proteção à vida, à saúde e ao cuidado integral da pessoa idosa;
  • Eixo 3: Proteção e enfrentamento contra todas as formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;
  • Eixo 4: Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;
  • Eixo 5: Consolidação e fortalecimento dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política de Estado.

A tarde foi dedicada à formação de grupos de trabalho para discussão dos eixos, à aprovação das propostas elaboradas e à eleição dos(as) delegados(as) que representarão o município na 6ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.

A conferência foi marcada por momentos de escuta ativa, troca de experiências, valorização das vivências da pessoa idosa e construção de caminhos que visem à ampliação da cidadania e da dignidade na terceira idade.

Nosso site utiliza cookies para melhorar a navegação

Política de Privacidade e cookies