Desfile cívico celebra avanços da educação em São José do Divino

No dia 7 de setembro de 2025, a Prefeitura Municipal de São José do Divino – PI, por meio da Rede Municipal de Educação, realizou o desfile cívico em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, com o tema “Os avanços na Educação sãojoseense de 2021-2025”. A solenidade reuniu autoridades, estudantes, professores e comunidade na Praça Manoel Divino, em um evento que uniu patriotismo e celebração dos resultados educacionais do município.
A mesa de honra contou com a presença do Prefeito Milton Gomes, do Vice-Prefeito José de Sena, do Presidente da Câmara Carlos Carvalho, vereadores, secretários municipais e gestores escolares. A programação começou com a execução do Hino Nacional e do Hino Municipal, momentos que reforçaram o respeito e o espírito cívico.

Durante o desfile, estudantes das escolas municipais apresentaram projetos pedagógicos e culturais que destacaram os avanços da educação local, como:
- Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização (Selo Ouro 2024);
- Prêmio Alfa-10, com destaque para as escolas Francisco das Chagas Sousa e José Machado de Cerqueira;
- Selo UNDIME de Alfabetização;
- Medalhas na OBMEP e OBMEP Mirim, reconhecendo o desempenho em matemática dos alunos;
- Resultados expressivos no IDEB 2023, com nota 6,6 nos anos iniciais, acima da média nacional.
Escolas como a Francisco das Chagas Sousa, José Machado de Cerqueira, Raimundo Fernandes dos Santos e Maria Machado de Cerqueira mostraram conquistas em alfabetização, programas de incentivo à leitura, matemática e inclusão, reforçando a qualidade do ensino municipal.

O desfile também contou com as apresentações da Fanfarra JMC e da Fanfarra SJD, símbolos de tradição musical e cultural do município, que emocionaram o público com suas performances e reforçaram a importância da música como ferramenta de educação e inclusão social.

O evento destacou o compromisso da Prefeitura com uma educação de qualidade, premiando esforços de professores, alunos e gestores e reafirmando a educação como instrumento de cidadania e desenvolvimento social em São José do Divino.