28 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Prefeitura de São José do Divino promove I Seminário Municipal do PPAIC com o Tema: Avaliar para ensinar.

Com o tema: “Avaliar para ensinar”, o Prefeito de São José do Divino Prof: Assis Carvalho, por meio da Secretária Municipal de Educação, Prof: Amparo Amorim, em parceria com o Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc, realizou, quinta-feira (31), o I Seminário Municipal de Boas Práticas Educacionais. O evento faz parte do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) e aconteceu na Unidade Escolar Municipal Maria Machado de Cerqueira.
O seminário teve como objetivo apresentar às boas práticas desenvolvidas pelas equipes gestoras e professores da rede municipal de ensino, nas etapas de Educação infantil (pré-escola) e Ensino Fundamental (ciclo de alfabetização), com intuito de garantir a alfabetização na idade certa.
O prefeito Assis Carvalho, destaca que “Os seminários de Boas Práticas, tem como finalidade mostrar para a comunidade aquilo que tem sido referência e que tem contribuído para avançar na educação infantil e etapa de alfabetização da rede r municipal de ensino. As boas práticas selecionadas, nessa etapa que é a municipal, irão participar da etapa regional, que vai ocorrer em Setembro em Piripiri e por último, se for classificada participará da etapa estadual, que vai ocorrer em Teresina no mês de dezembro.
O Programa de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí para implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático.

Na ocasião foram premiados as seguintes escolas e professores:

1⁰ lugar na categoria Educação Infantil: Creche Amanda Sampaio de Cerqueira,  professora Lucienne Castro, pré II "A", com a prática: Ensinando com Significados.
1⁰ lugar na categoria Ciclo de Alfabetização: Unidade Escolar José Machado de Cerqueira, professoras Paula Sobrinho e Maria Teresa Borges com a prática: Viajando no Universo da Leitura com a Mala Surpresa.
1⁰ lugar na categoria Gestão Escolar: Unidade Escolar Francisco das Chagas Sousa, gestores Francisco José Sampaio  e Laura Danielli de Amorim com a prática: Reconstrução do Saber.