Turismo

TURISMO CULTURA E LAZER.

TURISMO CULTURA E LAZER.

O potencial turístico do município de São José do Divino encontra-se nas belezas naturais, dos rios, riachos, Barragens, por ser um município de pequeno poste apresenta pouca diversidade turística.

Festival dos Festejos o município conta com uma vasta cultura religiosa que e realizada duas vezes por ano na sede do município um no mês de maio em homenagem a Nossa Senhora de Fátima, e em setembro os festejos do padroeiro do município São José. Por ocasião dos festejos do padroeiro um evento festivo que tem por finalidade levar à população da cidade a cultura e o lazer, bem como fomentar o turismo e aquecer a economia local, proporcionando mais renda para a cidade de São José do Divino.

Outra forma de lazer do município são as festas dançantes, serestas, jogos esportivos, em junho acontecem as chamadas festas juninas, as quais são, em sua essência, multiculturais, embora o formato com que hoje as conhecemos tenha se originado nas festas dos santos populares: a Festa de Santo Antônio, a Festa de São João e a Festa de São Pedro e São Paulo principalmente. As roupas caipiras ou saloias são uma clara referência ao povo campestre que povoou principalmente o nordeste do Brasil, as escolas municipais realizam apresentações de danças de quadrilhas, degustação de comidas típicas.

Além disso, o município de São José do Divino conhecido como a “Terra do Leite”, realiza no mês   novembro de cada ano a tradicional Festa do Leite & Feira Agropecuária. O evento tem como objetivo movimentar os criadores com a competição entre animais produtores de leite e incentivar a comercialização e leilões de animais. Na oportunidade, os visitantes poderão desfrutar da gastronomia dos derivados do leite, artesanato regional e desfile das rainhas da festa do leite. Durante a festa ocorrerem shows de artistas locais e regionais.  Além disso, o já referido evento foi introduzido no calendário, municipal e estadual com o intuito de construir a transversalidade com a produção pecuária da cidade, colocando a cidade no patamar de grande produtora de leite do estado.Esse evento já faz parte da cultura do nosso município, há 29 anos gerando emprego, é fonte de renda para vários moradores, como comerciantes e produtores que se engajam no concurso para valorizar a agropecuária leiteira”