Potencialidades

TRABALHO E RENDIMENTO

TRABALHO E RENDIMENTO

Por ser um município pequeno sua maior fonte de renda e trabalho vem do funcionalismo público, agricultura, pecuária e comércio. Em 2018, o salário médio mensal era de 1.7 salários mínimos. A proporção de pessoas ocupadas em relação à população total era de 6.6%. Na comparação com os outros municípios do estado, ocupava as posições 124ª de 224 e 100ª de 224, respectivamente. Já na comparação com cidades do país todo, ficava na posição 3873ª de 5570 e 4646ª de 5570, respectivamente. Considerando domicílios com rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, tinha 55.8% da população nessas condições, o que o colocava na posição 89ª de 224 dentre as cidades do estado e na posição 359ª de 5570 dentre as cidades do Brasil.

POTENCIALIDADES DO MUNICÍPIO

O município de São José do Divino apresenta muitas potencialidades, devido principalmente a sua riquíssima  biodiversidade natural encontrada dentro dos limites do município, sua formação histórica, suas águas abundantes e todo o conjunto de seus aspectos naturais.

Encontramos grande diversidade de vegetação que variam desde áreas de mata, passando por cerrado,  até  caatinga. Os solos também apresentam bastante diversificação. Podemos encontrá-los em condições topográficas planas aptas à mecanização. Temos solos  aluviais com áreas de massapê que garantem a sustentação e nutrição das mais variadas culturas.

As condições do município propiciam que a pecuária bovina seja uma grande geradora de empregos e renda bastante significativa, levando em conta que o município tem um grande destaque na bacia leiteira do estado do Piaui.